Welcome to our world, we are the wasted youth, but we are also the future...

terça-feira, 8 de junho de 2010

"A Nova Gera"


Desde já peço desculpa aos leitores pela minha ausência no blog durante este tempo, mas hoje voltei para fazer uma crítica sobre a geração "hip-hop", que supostamente devia de ser a minha, na qual eu não vejo sentido nenhum.. Músicas "vazias", em que apenas um "beat" com uma pessoa a falar por cima já é considerado melodia. Hoje em dia vou na rua e vejo gente a soltar umas palavras sem sentido, ou mesmo nas redes sociais com a partilha dos vídeos, e pergunto-me, mas que atracção é que aquilo tem para estar a ganhar cada vez mais fãs? onde estão os verdadeiros valores da música onde uma guitarra, um baixo, e uma bateria faziam sons inconfundíveis? o que está a acontecer ás verdadeiras lendas do mundo musical? tais como Jimi Hendrix, Jim Morrisson, etc.. esquecidas? Pois a resposta é simples, estão a ser substituídos por ídolos como Lady Gaga, Eminem, 50 Cent, Dealema, etc.. Não vou negar que este fenómeno nunca tinha sido visto, muito pelo contrário já há décadas que isto se arrasta, mas é na "gera" de hoje em dia que está a atingir valores preocupantes para os apreciadores de "música".
Bem com este artigo não quero denegrir a imagem do "Rap", do "Hip-Hop", e do "Comercial" mas quero sim denotar a forma como as pessoas hoje em dia "comem" qualquer tipo de música, talvez devido á comercialidade que anda por aí no mundo musical, talvez porque a cultura portuguesa a nível musical não é assim muito desenvolvida, mas sim, preocupa-me ver cada vez menos gente do meu lado a defender a boa música, e os bons artistas.. é a favor disso que nós luta-mos aqui neste blog..

DC

3 comentários:

  1. Desculpa discordar do teu "desabafo"...
    Eu sim ainda apanhei a época do hip.hop, Eminem e G-Unit (que eu adorava), hoje em dia já se vê "miúdos" com bons gostos musicais!
    Conheces The XX?! para mim é uma banda com músicas fantásticas com "apenas um "beat" com uma pessoa a falar por cima" (ou duas).
    Pah, Lady Gaga não consta dos meus gostos musicais, mas eu não tiro mérito a quem faz isto: http://www.youtube.com/watch?v=kgl68VofRLY

    Não te preocupes com a tua geração.. o que me preocupa é o pessoal ouvir certas músicas só para parecer bem.. (cuidado que gostar de Muse já é moda!)

    Acho que foste mas é um pouco duro neste post..

    ResponderEliminar
  2. *Gustavo, diz la ao DC que eu não sou má...

    ResponderEliminar
  3. Sr. Duarte/ Sr.Gustavo8 de junho de 2010 às 22:29

    Em primeiro lugar, a época em que vigorava a moda do hip-hop já ficou para trás há alguns anos.
    Actualmente, este género musical não tem vindo a ganhar fãs, antes pelo contrário.
    Quanto ao argumento acerca da qualidade do hip-hop, do facto de "serem apenas batidas com uma pessoa a falar por cima" não concordo, pois é uma generalização pejorativa, em muitas dessas batidas podem ouvir-se*
    *claramente o som das baterias, baixos e guitarras. Esqueceu-se também do facto de muitos dos samples usados neste estilo serem retirados de melodias de rock, pop, ou até fado.
    Para além disso, hoje em dia, em qualquer cidade, em qualquer rua, em qualquer esquina, se pode fazer música..Não é preciso ter uma guitarra ou uma bateria(coisas que por sinal ainda são caras). Não deve subjugar o hip-hop ou o que quer que seja. Toda o tipo de musica é uma arte e como já percebi, o senhor é um defensor desta arte. Não são apenas os senhores que têm uma guitarra nas mãos que são génios caro colega! Consegue-se imaginar a construir musicas em que ao mesmo tempo transmite os seus sentimentos e a musica fica com o minimo sentido? Eu não! Quanto ao facto de falar da musica comercial... Existe, de facto, muito boa musica comercial! Entendo que o senhor não queira ser apenas mais um neste mundo a ouvir sempre a mesma coisa, gosta de inovar, mas mesmo assim não deve rebaixar toda a musica comercial e todos aqueles que a ouvem!

    ResponderEliminar